Como consultar cheque sem fundo – CCF

Apesar de incomuns nos dias atuais, os cheques ainda são muito utilizados em transações financeiras. Geralmente eles são emitidos para parcelamentos de carros, casas, financiamentos de algum objeto de grande valor, entre outros exemplos. Saber como consultar cheque sem fundo no sistema CCF do Banco Central do Brasil vai evitar donos de estabelecimentos receberem o documento sem validade.

O cadastro também é útil para aquelas pessoas que tiveram seu CPF negativado no SPC ou Serasa e agora querem quitar o valor.

Preparamos um post para ensinar você como consultar um cheque sem fundos, com dicas especiais e um pequeno tutorial que simplificará o seu processo.

O que é o CCF

CCF significa Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos e funciona como um banco de dados do Banco Central do Brasil. Nele há nome de todas as pessoas que chegaram a emitir cheque sem saldo em conta para quitação completa do valor, o que chamamos de cheque sem fundo.

Esse banco de dados guarda registro de todos os cheques sem fundo que ainda não foram quitados, mesmo que a conta do emissor tenha sido encerrada.

Como consultar cheque sem fundo no CCF

O primeiro passo é saber se o seu nome está no banco de dados do CCF. Para descobrir isso, é preciso ir em qualquer endereço do Banco Central e apresentar o seu documento de identidade original e o CPF.

CCF- Cheque Sem fundo
CCF- Cheque Sem fundo

Existem algumas instituições financeiras que estão habilitadas para emitir a certidão informando se o seu nome consta ou não nos dados do CCF. Para essas instituições, assim como para o Banco Central, a cobrança pela informação é completamente vedada.

Motivos para inclusão de cheques sem fundo no CCF

Existem basicamente 3 motivos pelos quais um cheque sem fundos pode ser incluso nos cadastros do CCF. São esses:

– Motivo 12: quando o emissor passou um cheque sem fundos em sua conta para a quitação do valor. É preciso que a pessoa faça a segunda apresentação do cheque no banco para que o CCF cadastre o nome como negativo;

– Motivo 13: quando a conta do emissor é encerrada – por pedido do emissor ou do banco – antes de o cheque ser compensado. Isso acontece com pessoas que realizam parcelamentos à longo prazo e emitem várias folhas ao mesmo tempo e com datas distantes;

– Motivo 14: quando o banco realiza o pagamento do cheque mesmo que não haja fundos na conta do emissor.

Há outros motivos de devolução de cheques e você pode conhecer todos nessa tabela: http://www.bcb.gov.br/pom/spb/Estatistica/Port/tabdevol.pdf

Como fazer a exclusão do nome no CCF

A exclusão do seu nome do banco de dados do CCF só pode ser feita diretamente no banco responsável pelo pagamento do cheque. É preciso que o cliente realize a quitação do valor em aberto e comprove esse pagamento junto ao responsável pelo CCF da instituição.

O banco emitirá uma carta de recibo e o cliente precisa esperar o prazo solicitado para realizar uma nova consulta.

Descobriu como consultar cheque sem fundo no CCF? Agora nos conta o que achou do procedimento!

Tags: CCF, Cheque Sem Fundo, Consultar CPF, Motivo 12

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *