Como consultar protestos grátis na internet – CPF e CNPJ

Hoje já é possível consultar protestos grátis e pela internet. Os protestos de crédito são uma forma que a empresa prova publicamente que o consumidor está com um valor em atraso e resguarda o seu direito em recebê-lo.

Nem sempre foi possível realizar a consulta desses títulos gratuitamente ou de forma simples. Até pouco tempo atrás o consumidor precisaria abrir um requerimento no local onde o protesto está aberto, pagar por isso, para então ter uma lista de todos os seus débitos.

Hoje você consegue acessar uma plataforma totalmente online e que não pede cadastro do usuário. Se ainda não sabe como, criamos um passo a passo com dicas para essa consulta.

Como é feita a consulta

O site Pesquisa Protestos: http://www.pesquisaprotesto.com.br/ do Cartório de Protestos do Brasil mantém um banco de dados bastante atualizado e online com esses registros. Sempre que uma empresa abre um título em protesto em algum dos cartórios registrados no site, o mesmo é atualizado e fica visível.

O IEPTB – Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil é a organização responsável por esses registros e manter atualizado o banco de dados nacional. O site permite que você realize consultas em estados específicos ou no Brasil inteiro.

Como consultar protestos grátis – Passo a passo

Se essa é a primeira vez que você realiza a consulta de protestos grátis na internet, mostraremos como fazer o acesso sem dificuldade. Criamos um passo a passo ilustrativo para que você não deixe passar nenhum registro. Veja como:

  • Passo 1 – Acesse o site do Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil, o Pesquisa Protestos, que já deixamos linkado mais acima;
Consulta gratuita de Protestos
Consulta gratuita de Protestos
  • Passo 2 – Na primeira página coloque o número do CPF ou CNPJ que deseja verificar os protestos e clique em “Consultar”;
  • Passo 3 – Você será redirecionado para uma nova página, onde constarão todos os registros de títulos protestados no Brasil. Caso não haja nenhum título, aparecerá a informação “Não consta(m) protesto(s) no(s) cartório(s) participante(s)”. Vale lembrar que a pesquisa é válida apenas para títulos registrados nos últimos 5 anos.
Resultado da consulta de Protestos
Resultado da consulta de Protestos

Principais dúvidas sobre a consulta de protestos grátis

Apesar de simples, sempre ficam aquelas perguntas sobre o assunto. Buscamos as principais e respondemos para você.

A consulta de protestos vale para o SPC e Serasa?

Não. A consulta de protestos grátis vale apenas para títulos registrados em cartórios. Débitos junto aos órgãos de proteção ao crédito não constam nesse banco de dados e precisam se consultados em seus devidos sites, em nosso site você aprende como realizar essas consultas gratuitamente.

Posso fazer a consulta pelo celular?

Sim. O Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil possui um aplicativo para celulares com iOS ou Android. Você pode pesquisar na loja de aplicativos do seu celular ou encontrar o link no site do instituto.

Um protesto pode desaparecer ou caducar no site?

Ao contrário de órgãos como o SPC, SERASA e SCPC os protestos só caducma com o seu pagamento. Para cancelar o titulo é preciso que você compareça no cartório onde ele foi registrado com os comprovantes de pagamento para que haja a quitação.

Você realizou a pesquisa? Diga-nos se foi simples nos comentários!

Tags: Consulta CNPJ, Consulta Protesto, Consultar CPF, Consultar Protesto Grátis
5 Comments

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *