Como imprimir CPF – 1 via – 2 via

Você precisa dos seus documentos praticamente para tudo. Saber como imprimir o CPF vai ajudar bastante aquelas pessoas que, por algum motivo, perderam ou extraviaram seu documento e precisam dele em papel para realizar cadastros, compras ou comprovar a sua identidade.

A impressão da segunda via do CPF é completamente gratuita e pode ser feita sem nenhuma dificuldade. Quer saber como fazer isso? Preparamos um post cheio de dicas e um tutorial para você imprimir seu CPF grátis! Veja.

Como imprimir o CPF

Você pode imprimir o CPF gratuitamente em casa ou em um local que oferece serviços de impressão. Para que todo o processo seja feito sem erros, preparamos um passo a passo para você. Veja.

  • Passo 1: acesse o site da Receita Federal exclusivo para esse tipo de serviço;
  • Passo 2: você precisará de alguns dados para concluir o processo. Para agilizar, tenha em mãos o número do CPF, o seu nome completo, a data de nascimento, o nome da sua mãe e o número do Título de Eleitor. Somente com o preenchimento de todos os campos é possível ter acesso ao seu cadastro junto a Receita Federal;
Imprimir CPF site da Receita Federal
Imprimir CPF site da Receita Federal
  • Passo 3: após preencher cada campo, basta clicar em “enviar”;
  • Passo 4: você será redirecionado para a página correspondente ao seu documento;
  • Passo 5: é possível salvar a página, clicando com o botão direito do mouse e, em seguida, “Salvar página” ou imprimir direto.

Vale lembrar que esse site da Receita Federal não informa a condição de regularidade do seu CPF. O site disponibiliza apenas o documento para impressão. Para fazer essa consulta, você precisa seguir os passos desse artigo.

Com o documento em mãos, indicamos plastificar o seu CPF e deixá-lo sempre em um local seguro.

Imprimir CPF
Imprimir CPF

Dúvidas frequentes – Imprimir CPF Segunda Via

É comum que fiquem algumas dúvidas sobre o assunto, portanto, listamos as perguntas mais frequentes sobre a impressão do CPF. Veja quais são:

1 – A segunda via do CPF anula o cartão azul?

Não. Caso você tenha o cartão azul que era enviado pela Receita Federal, mas também quer uma cópia do seu CPF para levar na carteira, pode. A segunda via não anulará o uso do cartão.

2 – Caso haja perda do documento, basta tirar uma segunda via ou é preciso tirar um novo CPF?

Quando há perda do documento a primeira ação é registar um Boletim de Ocorrência na delegacia mais próxima. Não é necessário mudar o número do CPF, basta imprimir a segunda via no site.

3 – Posso tirar quantas vias eu desejar?

Sim. A Receita Federal não cobra pela impressão do seu CPF. Caso o documento extravie, pode realizar o processo que indicamos mais acima e reimprimir a sua via.

4 – Existe outro site para imprimir o CPF?

Não. Caso você encontre alguma plataforma oferecendo esse serviço é melhor não confiar. Por via  das dúvidas, sempre utilize o link da Receita Federal para evitar roubos de dados.

Consulta andamento do pedido do CPF Correios

Caso você tenha solicitado o seu CPF pelos Correios, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Ministério das relações exteriores, Ministério do trabalho ou comissão de valores mobiliários o formulário para acompanhar a solicitação fica localizado no link: https://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/SSL/ATCTA/CPF/ConsultaAndamento/ConsultaAndamento.asp

Aprendeu como imprimir o CPF? Fala para nós nos comentários o que achou!

Tags: 1 via, Banco do Brasil, Correios, Imprimir CPF, Receita Federal, Segunda Via
2 Comments

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *