Como fazer uma consulta no Sistema de Informações de Crédito (SCR) – Consulta ao Banco central

O Sistema de Informações de Crédito – SCR funciona como um banco de dados com informações sobre todas as operações e títulos financeiros de uma pessoa física ou jurídica no Brasil. Dá para conferir o valor do crédito, as garantias do contrato e outros dados importantes. Esse sistema é mantido pelo Banco Central, mas é alimentado por instituições financeiras de todos os lugares do país.

É importante lembrar que o Sistema de Informações de Crédito não tem caráter restritivo. Isso significa que ele não negativa nome de uma pessoa, como muitas vezes é informado. O Sistema de Informações de Crédito contém informações de crédito, ou seja, o valor que você tem ou pode ter, circulando no mercado de financeiras.

Como ter acesso ao Sistema de Informações de Crédito

Para consultar o nome no Sistema de Informações de Crédito, é preciso primeiro registrar-se junto ao Banco Central. Somente após esse cadastro você pode ter acesso ao SCR. O processo é um pouco criterioso, mas ele só precisa ser feito uma vez.

O primeiro acesso pede que você faça um cadastro no sistema do Banco Central. Depois desse registro, as consultas podem ser feitas pelo seu internet banking. Veja o passo a passo:

  1. Obter frase de segurança. Aqui você precisa preencher seu CPF, data de nascimento, primeiro nome da mãe e o nome da instituição financeira (banco) que você validará o seu acesso. Digite os caracteres de segurança e clique em “confirmar”. O sistema informará uma frase de segurança. Você copiará essa frase.
  2. Agora você acessará o seu internet banking e validará a frase informada no site do SCR;
  3. Após validar a frase, basta acessar novamente o autocredenciamento do SCR e informar seus dados.

A partir daí você pode consultar o SCR direto com seu banco e sem burocracias.

Consulta Banco Central
Consulta Banco Central

Quais os objetivos do Sistema de Informações de Crédito do Banco Central?

O principal objetivo do Sistema de Informações de Crédito não é informar para as instituições financeiras se há ou não débitos relativos a uma pessoa em empresa. Como citamos anteriormente, o sistema não funciona com caráter restritivo.

Acontece que as empresas de créditos funcionam como agentes do Banco Central, captando recursos públicos e, mediante aplicação de juros próprios, concedem créditos para brasileiros. Se a pessoa ou empresa que solicitou o crédito não honra com a sua quitação, a financeira torna-se insolvente e perde o crédito junto ao Banco Central.

Evitar que isso aconteça, também melhora a economia do Brasil, mesmo que em pequena escala. Por esse motivo, o Sistema de Informações de Crédito armazena todas essas informações e repassa sempre que for necessário. Somente assim, a empresa pode analisar o risco e conceder ou não o empréstimo para o solicitante.

Consegui o acesso ao Sistema de Informações de Crédito – E agora?

Se você realizou o cadastramento como informamos no tópico correspondente, deve estar se perguntando como ter então o acesso ao Sistema de Informações de Crédito. Esse acesso, como citamos antes, pode ser obtido pessoalmente em qualquer agência do Banco Central ou pelo site da instituição.

Tags: Bacen, Banco Central, Consulta CPF Grátis, Consultar CPF, SCR

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *